OAB/SP transforma direito do advogado paulista em bem de consumo

É o que depreendi do e-mail que a OAB paulista enviou aos advogados (mailing list da OABSP), na data de hoje. Na parte "Cultura e Eventos" está o seguinte item, como se fosse um curso ou uma palestra, "CARTEIRA DE PREVIDÊNCIA DOS ADVOGADOS E AÇÕES DO CONSELHO FEDERAL -ESCLARECIMENTOS ACERCA DA EXTINÇÃO DO IPESP". O link do "evento" (sic), que vai ser em Americana, leva à página da OABSP que esclarece ser a inscrição condicionada à doação de uma lata de leite em pó, integral.
Nada contra doar leite, em pó, integral, em lata, para a OABSP dar a destinação que achar melhor, talvez até muito caridosa, com o que todos concordamos, mas o que é inaceitável é querer transformar o que seria uma obrigação sua para com todos os advogados paulistas (obrigação, leia-se, sem ônus para nós credores) em uma espécie de 'curso' ou 'evento' para dar explicações necessárias e ainda devidas!
Ora, se a OABSP, bem como a AASP e o IASP nos devem prestação de contas de seus atos perante o Conselho de Administração da Carteira de Previdência dos Advogados junto ao IPESP, essa prestação de contas deveria chegar até o advogado paulista sem qualquer ônus para ele.