Milagres e a doutrina Cristã



"Na verdade, todas as religiões estão muito esvaziadas de conteúdo espiritual, por exemplo, se você vai numa igreja você nunca vê um padre falando de milagre, que é uma coisa central no Cristianismo, muito mais central do que eles imaginam que seja a doutrina porque os milagres começaram no primeiro dia do nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo e a doutrina veio sendo formada depois aos pouquinhos no meio de disputas ferozes porque os caras chegavam a se matar uns aos outros por causa de um artigo de fé e até hoje a doutrina tem pontos difíceis, duvidosos e que precisam ser esclarecidos e serão esclarecidos progressivamente. O dogma católico tem uma história, ele não é todo pronto de uma vez, o que veio pronto de uma vez foi a pessoa do Nosso Senhor Jesus Cristo, a sua presença e a sua ação no mundo. E esta ação continua através dos milagres. Assim, se você quer saber o que é o catolicismo, você não precisa estudar muito, você estuda os milagres do Padre Pio e vai entender o que é o Cristianismo, muito mais do que: "Ah, vou ler São Tomás de Aquino, Santo Afonso de Ligório, etc, etc.". Quanto mais teologia tem na sua cabeça, mais você se confunde porque, você vê, os primeiros apóstolos, que teologia eles tinham? Tinham quase nada, mas eles tinham a presença e a ação do Nosso Senhor Jesus Cristo e isso é o que é o fundamental. Quer dizer, a ação de Deus no mundo é a coisa mais impressionante que existe e é o centro da realidade. A doutrina é um eco posterior disto, um eco humano, certamente inspirado e legítimo. Porém, a doutrina não é o Cristianismo. Quando você vai tomar a Eucaristia, o que é que você tá tomando ali, o corpo e o sangue do Nosso Senhor Jesus Cristo, não é o discurso do Nosso Senhor Jesus Cristo, nem o discurso dos Apóstolos, nem dos Teólogos, não é o conteúdo verbal, é o conteúdo vivo, de carne e sangue e isso é que é o fundamental, e isto é o que tem o poder transfigurador."

Olavo de Carvalho, em http://www.youtube.com/watch?v=DDAojGlTawM&feature=share&t=48m25s