Carteira de Previdência dos Advogados de São Paulo - II

Encaminhei e-mail ao Dr. Raimundo Hermes Barbosa solicitando que disponibilize cópia do anteprojeto que ele cita numa entrevista que deu à OAB/SP sobre a situação da Carteira de Previdência dos Advogados de São Paulo (clique aqui para ler meu post anterior sobre o assunto e aqui conhecer a entrevista).
O anteprojeto citado visaria viabilizar melhor administração da Carteira.
Dr. Raimundo Hermes Barbosa é o Presidente do Conselho que administra nossa Carteira de Previdência, antes ligada ao IPESP, agora já extinto (vide meus posts anteriores: Carteira de Previdência dos Advogados de São Paulo e Regularidade Previdenciária do Estado de São Paulo.
Este conselho é composto por membros advogados indicados tanto pela OAB/SP (membro que por isso o preside), como pela AASP e também pelo IASP.
Este é o momento. Creio que devamos todos, OAB/SP, AASP e IASP, abraçar a causa da Carteira de Previdência do Estado de São Paulo.
Se o Conselho de Administração de nossa Carteira é administrado por membros, colegas advogados, indicados por essas nossas três entidades, OAB/SP, AASP e o IASP, é dever delas e nosso, advogados, conjugar esforços para divulgar a situação dela e implementar o melhor gerenciamento possível de seus recursos.
A só divulgação de que a Carteira passa por dificuldades, como na entrevista de então Presidente da AASP, em parte abaixo transcrita, não serve ao propósito de melhorá-la se de fato ela passa por dificuldades.
"Também no ano passado, foi lançado o Plano de Previdência Privada, com as melhores taxas de mercado, em condições bastante seguras, com o padrão de confiabilidade que a AASP agrega, por sua estabilidade e tradição. Os colegas precisam mudar de mentalidade, para reconhecer que, especialmente os profissionais liberais, têm de recorrer à previdência privada, de modo a assegurar uma vida digna no futuro, principalmente no momento em que a Carteira de Previdência do Ipesp passa por dificuldades." São estas as palavras atribuidas ao Presidente da Associação dos Advogados de São Paulo pelo periódico "Tribuna do Direito" de fevereiro de 2006 (clique aqui para ler a entrevista - pág. 20-24).
A OAB/SP também tem plano de previdência complementar chamado OABPrev, em parceria com o Icatu Hartford e a Mongeral (clique para conhecer).
O da AASP é em parceria com o HSBC (clique para conhecer).
Só falta o IASP também ter uma proposta de previdência complementar.
Cada uma desses entidades não pode se preocupar apenas com a divulgação dos seus respectivos planos de previdência complementar. Embora eu entenda que está havendo conflito de interesses e a administração de nossa Carteira de Previdência não devesse estar com quem tem outro plano de previdência complementar, estas entidades, OAB/SP, AASP e IASP, por indicarem os membros do Conselho de Administração da Carteira de Previdência, têm o dever de conjugar esforços na melhor administração possível para mantê-la viável.